segunda-feira, 19 de abril de 2010

O GOSPEL E O SECULAR - ADORADORES?

Meus irmãos Paz do Senhor Jesus à todos!

Neste último fim de semana estive na cidade do Rio de Janeiro acompanhando as audições de um dos maiores programas musicais deste país, que elege o chamado “Novo Ídolo do Brasil”.

Lá pude, sem sombra de dúvida, notar que uma grande parte dos que ali estavam nos diziam duas frases importantes:

“Eu comecei cantando na Igreja”

“Eu canto na Igreja, pois sou Evangélico”


Mediante a isso irmãos pairam-nos algumas dúvidas, certo?

São elas:

... Os cantores gospel, tidos como grandes adoradores e que possuem o dom de louvar, podem usar seus atributos no mundo secular?

... Por ser um mercado que vende bem menos CDs, os cantores gospel devem e/ou podem migrar para o mercado secular, visando ganhar seu sustento de vida?

... Querer sucesso a todo custo pode levar os cantores gospel a deixarem de adorar e saírem da igreja?

Vemos hoje muitos cantores que utilizam suas qualidades musicais também no mundo secular como: Robson Nascimento, Silveira (FLG).

Vemos casos também de cantores que migraram para o secular e não tiveram sucesso como o conhecido anjo Robinson Monteiro, retornando para o mundo Gospel.

A Bíblia nos diz em Tiago 3.11
“Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?”

((( Poderia este versículo se aplicar ao tema exposto? )))

A Bíblia também nos diz em
2ª Coríntios 6.14
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”

((( Será que podemos comparar essa questão do gospel e secular com o chamado “jugo desigual com os infiéis”? )))


Que Deus abençoe à todos!

Fabiano de Souza

20 comentários:

  1. Paz meus irmãos,

    O assunto sugerido pelo irmão Fabiano é realmente muito polêmico, pois o louvor é uma poderosa arma, e não pode ser prostituída! no entanto, acredito que todo extremo neste caso é ruim. Por exemplo: Recentemente no Jd. Miriam um baixista de uma banda secular se converteu, e a sua única fonte de renda era esta banda. O que faríamos? Proibí-lo de tocar seria a atitude mais adequada? Eu mesmo estudei violino durante muitos anos, e toquei na Orquestra Jazz Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entretanto, fui até o ponto que não feria a santidade que a bíblia sagrada me propõe. A pergunta que me fiz (e que acredito que todos os músicos cristãos devem se fazer) foi a seguinte: "Será que os grandes músicos citados na bíblia como ASAFE, DAVI e OS FILHOS DE CORÁ (SL 42) aceitariam o secularismo? A resposta é: "NÃO!" E sem dúvida eles são nossos maiores exemplos!
    Meus irmãos, O mundo jaz no maligno. Pode um músico cristão tocar para uma pessoa e/ou grupo adéptas de práticas anti-bílicas e/ou demoníacas? Não existe meio termo. Ou adoramos a Deus, ou ao diabo; Ou servimos a Deus, ou ao diabo. A bíblia é bem enfática quando diz: "Portanto, quer comais quer babais ou façais QUALQUER OUTRA COISA, fazei tudo para glória de Deus" (|Co 10.31).
    Acredito que a bíblia é o MAIOR termômetro medidor de fé que existe, e baseado neste termômetro eu NÃO SOU ADÉPTO DO SECULARISMO!

    ResponderExcluir
  2. Irmão Kayque, Paz do Senhor!

    Como o irmão citou um jovem recém convertido em outra congregação, vale salientar que:

    Se ganhamos um músico ou artista pra Jesus ele terá todo tempo necessário para passar pela fase da transformação de caráter para assim se libertar das coisas deste mundo.

    Neste caso, mais cedo ou mais tarde, esse jovem teria a sensibilidade espiritual para identificar o que realmente SÃO as coisas de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Exatamente.
    Por isso que eu disse que todo extremo neste caso é ruim. A intolerância com este jovem neste caso seria um extremo, e seria ruim. O melhor seria dar o tempo necessário para que fosse transformado pela ação do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  4. Meus irmãos,

    Estamos vivendo tempos trabalhosos como diz o apostolo Paulo que por sua vez também deixou escrito nas paginas seletivas da bíblia sagrada
    ‘’QUE TODAS AS COISAS ME SÃO LICITAS MAIS NEM TODAS EDIFICAM’’

    O assunto ao qual os irmãos abordaram é de grande importância em nosso meio, pois, devemos levar as coisas de Deus no mais absoluto da Santidade e que não agride a Imagem de Cristo em nos. "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente" - Jeremias 48.10.

    A primeira Pergunta feita a cima pelo irmão Fabiano, me faz lembra do episodio
    "Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus. Desgostou-se Davi, porque o Senhor irrompera contra Uzá... Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus?" - 1º Crônicas 13.10-12.

    levaram a Arca carregada por bois na carroça, imitando os filisteus e se assemelhando a eles.

    E a ordem o Senhor a Moises foi que a arca teria que ser levada por levitas e não por bois e carroça

    Não diferente nos dias de hoje ao que tange a área do louvor, não nos enganemos em levar as coisas de Deus em carroça se assemelhando ao mundo, pois, a muitos crentes morrendo espiritualmente por estarem se envolvendo com o mundo secular levando as coisas do Senhor como dito em carroça.

    Isso nos prova que as coisas de Deus não se adéquam ao mundo secular....

    Se os ministros do século XXI estiverem levando ou exportando os Dons de Deus para o secularismo, com certeza estão levando em carroças.

    Depois eu vou continuar a mensagem...eu vou deixar vc adorar

    ResponderExcluir
  5. caros e amadíssimos
    profetas do avivamento...

    Eis ai uma questão ao qual tange a área ministerial ao qual estou exercendo no momento,
    fico feliz por saber a opinião dos meus amados irmãos KAYQUE e VINICIUS.Devo dizer que explanaram muito bem o assunto,tanto com a comparação da arca,como a do versículo citado acima pelo KAYQUE,"Portanto, quer comais quer babais ou façais QUALQUER OUTRA COISA, fazei tudo para glória de Deus" (|Co 10.31).

    Acredito que ficou claro a importância de um altar concertado,sem mancha secular e com apenas um propósito,
    ADORAR E ENGRANDECER AQUELE QUE É DIGNO DE TODA HONRA TODA GLÓRIA E DE TODO LOUVOR...
    Não deixemos as ilusões desse mundo tirar a pureza de nossa adoração caros LEVITAS de DEUS,não se preocupem com o seu sustento,pois o DEUS a quen vc serve suprirá todas as suas necessidades.O seu dever como LEVITA é levar o povo a original ADORAÇÃO.
    BJS A TODOS VCS MEUS ADORADORES.
    PS: Parabéns irmãos KAYQUE E VINICIUS....

    ResponderExcluir
  6. Obs: Só para mantermos o assunto ainda em discussão.

    O Irmão Kayque e o irmão Vinicius se posicionaram muito bem, parabéns pelo feito!
    Mas eu não poderia deixar de expor a minha opinião diante de um assunto tão importante.

    Gostaria aqui de deixar uma pergunta aos amados. A palavra de Deus diz assim no livro do Gênesis 3;19 parte A

    "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra..."

    Ou seja, essa palavra se refere a trabalho.
    Pois bem, se olharmos a música como carreira ou profissão, essa seria mais uma em que nós (Cristãos) não poderiamos exercer?

    Beijo no coração de todos!
    Amo vcs!

    ResponderExcluir
  7. Meus Irmãos, evangélico

    Estou muito feliz, pois, esse debate tem nos edificado e elevando o nosso nível Espiritual e Ministerial, mais em contrapartida tem alguns irmãos se omitindo entre eles a irmã Natali que é uma exímia ministra de louvor que atua na área, eu acho que não há ninguém mais indicado para explanar sobre o assunto, e tantos outros, tem alguns irmãos que eu não conheço mais pude perceber nas questões anteriores que tem total capacidade de responder com veracidade e coerência...

    Pois bem, voltando ao assunto, irmão Fabio foi muito bem em sua observação...

    Mais como eu já havia dito

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me edificam

    Busquei algumas definições para a palavra ‘’CONVÊM’’ e uma delas é estar adequado

    Ex: Meu emprego não me convêm../..Não me Adéquo ao meu emprego...

    O apostola Paulo estava dizendo que todas as coisas estavam ao seu alcance, mais nem todas eram adequadas para o seu tipo de conduta (Cristã)

    A música é sim um fonte de trabalho para muitos no mundo secular...veja o que Tiago diz:

    Tiago 3:11: Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa ao mesmo tempo?

    Jesus foi mais afundo e disse..... que aquele que quisesse o seguir negaria a si mesmo, aos seus preceitos, seus princípios e desejos...

    Foi mais além na questão de ‘’bem aventurança’’

    Aqueles que deixa casas
    Pais e mães
    POR AMOR A MIM

    E por que não deixar uma carreira que não lhe agrada por amor a Ele....

    A tanta outras coisas para fazer...entre elas a própria área do louvor no meio evangélico

    ENCERRANDO AQUI A MINHA PARTICIPAÇÃO

    No Evangelho de Marcos 8.34, Jesus Cristo chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.

    ResponderExcluir
  8. Paz do Senhor a todos.

    Parabéns pelo Blog...

    As discussões estão fantásticas e muito ricas de argumentações bíblicas.

    Parabéns pela iniciativa.

    Rafael Paiva

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor, queridos irmãos!!

    Ao ler os comentários, vi que o irmão Vinícius fez uma obeservação sobre minha omissão em relação a este tema. Realmente é um tema muuuuuito complexo, bem escolhido pelo irmão Fabiano. Ainda não coloquei minha posição em relação a este assunto, pois estou bem dividida em minha opinião, visto que tenho alguns amigos, alguns deles grandes servos de Deus, que são levitas mas tentam ganhar a vida tocando música secular. Por enquanto, tenho lido a respeito, inclusive os excelentes comentários dos irmãos, e assim que tiver um posicionamento claro a respeito, compartilharei com os irmãos com muito prazer.

    ResponderExcluir
  10. Quem canta,o dom e dado por Deus...
    e somente a ele que devemos louvar.

    ResponderExcluir
  11. Meus irmãos,

    Será que temos alguns "ESAÚS" em nosso meio? Estão com dúvida se no futuro venderão sua "primogenitura musical gospel" por um "prato de lentilha secular" e por isso ainda não postaram ???? hehehehehehe...

    Opa, é apenas uma pergunta e não uma afirmção, mantendo assim a base do respeito santo.

    Não tenha medo POSTE JÁ!!!!!

    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  12. Queridos,

    Quero parabenizar o irmão Fabio pelo seu comentário extremamente perspicaz.
    Concordo com o imrão vinícios em Gênero, Número e grau.
    Dos muitos músicos evangélicos que conheço, existem dois (que já estão há bastante tempo no evangelho)que me chamam a atenção, e quero destacar as situações em que estão. Um deles já possui um CD gravado, e uma das músicas de seu CD menciona uma intidade chamada "Xangô"! O segundo irmão, toca uma música que diz: "Minha sorte foi você cair do céu, meu querubim ungido"; todos nós sabemos que o único querubim ungido que caiu do céu e levantou poeira foi o próprio Lúcifer com a terça parte dos anjos (EZ 28.14-18).
    Os irmão acham que um músico da casa do Senhor deve tocar para bandas/grupos que tocam músicas com este teor?
    Repito o que disse em meu primeiro comentário: "Estudei música secular até o ponto em que não feria a santidade que a bíblia me propõe."
    Garanto-lhes que nenhum desses irmãos que abandonarem a estes grupos passarão fome, pois o próprio rei Davi no auge de sua maturidade disse: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." (Sl 37.25)
    Em sínteze, quero dizer que existe Céu e Inferno; Deus e o Diabo; Anjos e demônios, isto é, não há meio termo, portanto, ou adoramos a Deus ou ao diabo.

    "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (|CO 10.31)

    ResponderExcluir
  13. Obs: Só para mantermos o assunto ainda em discussão.

    Paz do Senhor a todos!

    Começo pelo texto:
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me edificam.

    Esse Texto acima é interpretativo, ou não?

    - Comentário do irmão Kayque: "Estudei música secular até o ponto em que não feria a santidade que a bíblia me propõe."

    Irmão Kayque a sua resposta é interessante... mas sabemos que na pratica a coisa não é bem assim.
    Na sua visão, música secular fere, ou não fere a Santidade?
    Se fere, Como vc explica o seu comentário? "estudei ATÉ O PONTO em que não feria a santidade que a bíblia me propõe."
    Que PONTO seria esse???
    Como vc concordou com o irmão Vinicius em Gênero, número e grau.... fica mais uma pergunta.
    O q vc me diz do texto em que o irmão Vinicius usou de Tiago 3;11

    "Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa ao mesmo tempo?

    Amo vcs!!! Em especial ao irmão Kayque!
    hehehehehehe!!!

    Fiquem na PAZ!

    ResponderExcluir
  14. Paz queridos,

    Disse que estudei música secular até o ponto que não feria santidade que a bíblia me propõe...
    Vamos lá! Sabemos que existe vários tipos de artes e variados artistas, que tratam e discutem os mais diversos temas como: Desigualdade social, Educação, Amor, Amizade, Política, climas terrestres e etc. Formas de manifestar a arte: Pintura, Escultura, Literatura, música dentre outros.
    Diga-me onde está o pecado em ir ao museu da língua portuguesa, ou ir até o museu de artes modernas? No entanto, responda-me, qual o proveito que um cristão tem em visitar o museu do Padre Quevedo (que é um dos maiores pesquisadores de parapsicologia da América Latina)? Nenhum proveito há!
    Conheço pessoas que trabalham diretamente ou indiretamente para a segunda maior emissora de televisão do Brasil. A pergunta que me faço é a seguinte: Será que estes irmãos topariam trabalhar nestas emissoras a partir do momento que começarem a produzir filmes pornográficos? Acredito que a resposta seria não!
    Jesus frequentava os ciclos sociais de Israel, desde que não causasse interferência na comunhão com o Pai. Eu estudei compositores como: Mozzart, Vivald, Bach, Winiavsky, Paganini,Chopan, Heydin e etc... Quando me foi proposto tocar músicas que feriam meus preceitos bíblicos, parei de estudar.
    A pergunta que faço é: Por que Levitas que louvam a Deus tocam músicas que mencionam intidades como "xangô", ou que falam sobre "Um querubim ungido que caiu do céu e levantou poeira", ou músicas que fazem apologia a drogas, sexo, incitam a sensualidade, falam sobre bebidas alcoólicas e tantos outros temas que ferem a santidade de Deus? Isto pra mim não é interpretativo, é inconcebível!

    Amo vcs, especialmente ao irmão Fabio. :)

    ResponderExcluir
  15. A Paz do Senhor, queridos irmãos.
    Após ler, refletir e discutir o assunto em questão, gostaria de compartilhar com os irmãos as conclusões que obtive.

    A música exerce grande influência sobre nossas emoções. É capaz de alegrar e entristecer, irritar e acalmar, dependendo de seu ritmo, harmonia e melodia.
    Somando seus benefícios a letras inspiradas por Deus, e à poderosa ação transformadora do Espírito Santo, temos o resultado de vidas completamente mudadas através dela.
    A música é, também, um dos meios que utilizamos para louvar e adorar a Deus, tocar o seu coração, chamar a sua atenção, e, por conseguinte, ver manifesta a sua glória. Contudo, não podemos nos esquecer de que Satanás, enquanto era anjo nos céus, foi um grande regente, (Ez 28.13) e que hoje se utiliza também da música para destruir vidas.
    Quantas músicas seculares estimulam à depressão, à sensualidade, à dependência química, etc.?! O chamado “Heavy Metal” leva muitos jovens à depressão e, às vezes, até ao suicídio. As músicas eletrônicas tocadas em “Raves” influenciam-nos a beberem e se drogarem. Quando contêm letra, só falam de sexo e drogas. O que dizer do Funk? Ou das MPBs carregadas de mensagens subliminares demoníacas??
    Pensando a respeito de tudo isso, e dos comentários postados com referências bíblicas, cheguei à conclusão de que não é do agrado de Deus que seus filhos usem suas vozes e seus instrumentos para louvá-lo, e, ao mesmo tempo, cantar e tocar músicas que são instrumentos de Satanás para destruição de vidas.
    “(...)Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. (...)” I Rs 18.21

    ResponderExcluir
  16. A Paz a todos!
    Bom os irmãos Kayke e Vinicius já disseram tudo!
    Também creio que "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me edificam", e que depender de Deus para que o meu sustento venha de algo que não desabone a minha conduta nem moral e espiritual, faz parte da cruz que temos que carregar por amor a Cristo!

    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  17. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade

    só para complementar viu Kaique Te amo !!!

    ResponderExcluir
  18. Amém!

    Só para complementar..... hehehehehe!!!!

    Beijo a todos!!!

    ResponderExcluir
  19. o que importa mesmo -----> Jesus é Lindo d+ !!!
    Ass: Vitão.

    ResponderExcluir